HISTÓRICO |

A empresa Vera Cruz foi fundada em Araxá em 1964, sob a denominação de Viação Bandeirante, pelo Sr. JOÃO PESSOA PEREIRA DOS SANTOS, natural da cidade de Ituverava-SP. A então Viação Bandeirante começou com a concessão da linha de ônibus entre Araxá e Uberaba e, mais tarde, ganhou a concorrência para exploração da linha Araxá/Patos de Minas. Após determinado período, atento à demanda do transporte populacional na região, João Pessoa abriu outra linha interligando Araxá, Perdizes, Pedrinópolis e Santa Juliana. Nessa época, a empresa passou a ser denominada de Vera Cruz.

Tempos depois, a Vera Cruz se desfez das duas primeiras linhas, substituindo-as pela linha entre Miguelópolis (SP) e a Usina da Cemig, em Volta Grande (MG), itinerário que não durou muito, ficando o atendimento da empresa restrito às linhas que envolviam Araxá. Depois dessas experiências, o empresário João Pessoa decidiu vir de vez para Araxá, mudança que culminou com a abertura das linhas Araxá/Ibiá/Pratinha e Araxá/Tapira.

Mas foi no início dos anos 70 que a empresa deu um grande passo para o seu crescimento, adquirindo a concessão do recém-criado Transporte Coletivo Urbano de Araxá. No final da mesma década, Araxá teve um sensível aumento populacional, devido à instalação das grandes indústrias de fertilizantes na região, fazendo com que a Vera Cruz investisse na aquisição de novos ônibus para transportar os empregados de empreiteiras e das próprias indústrias. Com o aumento da frota surgiu a necessidade da mudança para novas instalações; foi quando a empresa adquiriu sua sede, com área de 6.600 m². No início da década de 90, a Vera Cruz adquiriu as concessões das linhas interestaduais Araxá/Franca, Araxá/Ribeirão Preto, Sacramento/Franca e Sacramento/Ribeirão Preto. Em decorrência, a empresa teve a necessidade de abrir filial na cidade de Ribeirão Preto, onde foi instalado um ponto de apoio com o objetivo de prestar melhores serviços aos usuários.

A abertura da linha Araxá/Ribeirão Preto viabilizou a exploração do transporte de Cargas e Encomendas entre Ribeirão Preto e Franca e outras cidades vizinhas de Araxá (Perdizes, Pedrinópolis, Santa Juliana, Ibiá, São Gotardo, Pratinha, Tapira e Sacramento). Em março de 1998, o setor de Cargas e Encomendas tornou-se uma empresa independente, passando a se chamar Vera Cruz Cargas e Encomendas Ltda. Hoje, a VC Cargas Ltda., como é denominada, investe no setor de cargas e encomendas nas capitais Belo Horizonte e Grande São Paulo, além de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Com visão ousada e empreendedora, a Vera Cruz atua no transporte coletivo urbano de passageiros, em Araxá, e no transporte interestadual e de cargas em mais de 14 cidades, garantindo emprego para quase 500 colaboradores diretos e cerca de 1500 indiretos. Possui uma frota de 100 ônibus com idade média, dentre os urbanos, de cinco anos. Possui uma frota de apoio dotada de várias pick-ups e veículos leves. Já a VC Cargas Ltda. conta com mais de 40 veículos próprios em sua frota, dentre eles, veículos de entrega, caminhões, cavalos mecânicos e implementos rodoviários.

NEGÓCIO DA VERA CRUZ |

- Transporte de pessoas e bens.

CRENÇAS E VALORES |

- Inovação e pareceria para garantir a competitividade no mercado.
- Cooperação e coesão entre a equipe.
- Respeito e humildade.
- Honestidade e lealdade.
- Valores éticos nas relações.
- Transparência nas ações.
- Melhoria contínua de processos.
- Busca de diálogo entre os diversos níveis da empresa.
- Persistir nos momentos difíceis (de baixa) e não se acomodar nos momentos bons (de alta).
- Compromisso social com a comunidade e para com os funcionários.
- A importância da gestão da marca e da imagem.

PALAVRA DO PRESIDENTE |

Prezados colaboradores,

Nossa responsabilidade em transportar pessoas se torna cada dia maior. Em razão da facilidade de informação e também das praticidades de transporte hoje, nossos clientes se tornam cada dia mais exigentes no tocante a segurança, conforto e pontualidade. Sem contar nossos regulamentos municipais, estaduais e federais, que nos têm exigido, rigorosamente, competência e qualidade na prestação de nossos serviços. Pois bem, desde 2003 temos implantado o sistema de gestão da qualidade, certificados na ISO 9001. Nessa linha, decidimos na nossa política de qualidade abranger estes três fatores que são o motivo do nosso desenvolvimento - a segurança, o conforto e a pontualidade. Sentimo-nos compromissados em atender, exclusivamente, bem estes três pontos. Assim, a busca para uma melhor qualificação de todos é permanente, quando treinamentos, aprimoramentos e reciclagens fazem parte de um cronograma anual da empresa. "Não medimos esforços para treinar e qualificar nossos colaboradores. Não vimos isto como despesa e, sim, investimento." Apesar de sermos uma empresa familiar, temos instaurado hoje um conselho de administração que não nos exclui de características de uma empresa familiar, mas, sim, profissionaliza ainda mais nossa gestão, ampliando responsabilidades e autonomias para membros da diretoria e gerência, de um modo geral. Entendemos que estas iniciativas são fundamentais para proporcionar maior crescimento e desenvolvimento, gerando maior credibilidade por parte de nossos colaboradores, fornecedores, clientes e amigos.

Procuramos manter evidenciado, em nossas atitudes, o comprometimento com nossas crenças e valores, que acreditamos serem os pilares da nossa filosofia de trabalho. Dentre outros, destacam-se o respeito, a humildade, a honestidade, a lealdade e os valores éticos nas relações. "O crescimento é uma consequência da união de uma boa equipe associada a um trabalho realizado com dignidade, respeito, amor e perseverança."

Destacamos também a nossa responsabilidade social, e hoje mantemos mais de 500 empregos diretos e 1500 indiretos, oferecendo condições para que esses colaboradores possam administrar suas vidas e prosperar profissionalmente aqui na empresa. Procuramos, dentro de nossas capacidades, oferecer benefícios que melhor se encaixem no perfil de nosso colaborador, com a nossa realidade hoje. Enfim, acreditamos no fator humano como fonte responsável de nossa permanência no atual mercado de trabalho, mantendo assim nosso investimento contínuo no capital humano. "Sem nossos colaboradores, a empresa não teria chegado ao que é hoje."

Por fim, gostaria de agradecer a colaboração e o comprometimento de todos nossos colaboradores, que geram o desenvolvimento e o crescimento da Vera Cruz, contribuem para o alcance das nossas metas e cumprimento dos nossos compromissos para com os nossos clientes.

Um forte abraço.
João Pessoa Pereira dos Santos

50 ANOS |

Selo comemorativo dos 50 anos

CENTRAL DE ATENDIMENTO


Av. Ministro Olavo Drummond • 430
Santa Mônica • Cep 38180.084 • Araxá • MG
34 3669.2500 | 0800.702.1501
falecom@veracruztransporte.com.br