Titulo Histórico da Empresa

A empresa Vera Cruz foi fundada em Araxá em 1964, sob a denominação de Viação Bandeirante, pelo Sr. JOÃO PESSOA PEREIRA DOS SANTOS, natural da cidade de Ituverava-SP.
A então Viação Bandeirante começou com a concessão da linha de ônibus entre Araxá e Uberaba e, mais tarde, ganhou a concorrência para exploração da linha Araxá/Patos de Minas. Após determinado período, atento à demanda do transporte populacional na região, João Pessoa abriu outra linha interligando Araxá, Perdizes, Pedrinópolis e Santa Juliana. Nessa época, a empresa passou a ser denominada de Vera Cruz. foto vera cruz

Tempos depois, a Vera Cruz se desfez das duas primeiras linhas, substituindo-as pela linha entre Miguelópolis (SP) e a Usina da Cemig, em Volta Grande (MG), itinerário que não durou muito, ficando o atendimento da empresa restrito às linhas que envolviam Araxá. Depois dessas experiências, o empresário João Pessoa decidiu vir de vez para Araxá, mudança que culminou com a abertura das linhas Araxá/Ibiá/Pratinha e Araxá/Tapira.


foto vera cruz

Mas foi no início dos anos 70 que a empresa deu um grande passo para o seu crescimento, adquirindo a concessão do recém-criado Transporte Coletivo Urbano de Araxá. No final da mesma década, Araxá teve um sensível aumento populacional, devido à instalação das grandes indústrias de fertilizantes na região, fazendo com que a Vera Cruz investisse na aquisição de novos ônibus para transportar os empregados de empreiteiras e das próprias indústrias. Com o aumento da frota surgiu a necessidade da mudança para novas instalações; foi quando a empresa adquiriu sua sede, com área de 6.600 m².
No início da década de 90, a Vera Cruz adquiriu as concessões das linhas interestaduais Araxá/Franca, Araxá/Ribeirão Preto, Sacramento/Franca e Sacramento/Ribeirão Preto. Em decorrência, a empresa teve a necessidade de abrir filial na cidade de Ribeirão Preto, onde foi instalado um ponto de apoio com o objetivo de prestar melhores serviços aos usuários.


A abertura da linha Araxá/Ribeirão Preto viabilizou a exploração do transporte de Cargas e Encomendas entre Ribeirão Preto e Franca e outras cidades vizinhas de Araxá (Perdizes, Pedrinópolis, Santa Juliana, Ibiá, São Gotardo, Pratinha, Tapira e Sacramento). Em março de 1998, o setor de Cargas e Encomendas tornou-se uma empresa independente, passando a se chamar Vera Cruz Cargas e Encomendas Ltda. Hoje, a VC Cargas Ltda., como é denominada, investe no setor de cargas e encomendas nas capitais Belo Horizonte e Grande São Paulo, além de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Com visão ousada e empreendedora, a Vera Cruz atua no transporte coletivo urbano de passageiros, em Araxá, e no transporte interestadual e de cargas em mais de 14 cidades, garantindo emprego para quase 500 colaboradores diretos e cerca de 1500 indiretos. Possui uma frota de 100 ônibus com idade média, dentre os urbanos, de cinco anos. Possui uma frota de apoio dotada de várias pick-ups e veículos leves. Já a VC Cargas Ltda. conta com mais de 40 veículos próprios em sua frota, dentre eles, veículos de entrega, caminhões, cavalos mecânicos e implementos rodoviários.

A partir de 2011, a Vera Cruz passou a ser gerida de forma colegiada por um Conselho de Administração, cuja presidência é exercida pelo Sr. João Pessoa. Seus filhos, Leandro Pereira dos Santos e Leonardo Pereira dos Santos, ocupam, respectivamente, os cargos de Superintendente e Diretor de Marketing e Administração. A Diretoria Comercial e de Operações é exercida pelo Sr. Wagner Tannús. Todos aliam ao espírito lutador do fundador a juventude e profissionalismo dos diretores e gestores, no intuito de administrar os negócios e garantir o crescimento contínuo e sustentável, buscando ser uma referência de mercado e de qualidade nos serviços prestados.